sábado, 16 de fevereiro de 2013

Saúde 6

HERÓIS da ALIMENTAÇÃO 

Entenda o que são radicais livres, por que prejudicam a saúde e como os antioxidantes defendem o organismo contra esses vilões.

Os radicais livres viraram assunto da moda entre quem se preocupa com a saúde e a estética. São considerados moléculas prejudiciais ao organismo e, para combatê-los, a recomendação é consumir alimentos e cosméticos com ação antioxidante.
 Mas qual é a verdadeira função dos antioxidantes? Como os radicais livres agem no organismo? E o que são essas substâncias? Especialistas em medicina ortomolecular tiram essas dúvidas e explicam como a alimentação pode influenciar na prevenção de doenças e retardar o envelhecimento.


Os Vilões 
 ''Os radicais livres são produzidos normalmente pelo nosso metabolismo. São subprodutos da atividade das células e da oxidação de gorduras'', explica a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki. Ou seja, o corpo libera radicais livres através do processo de respiração.
 ''São moléculas altamente instáveis e quimicamente muito reativas. Danificam os componentes das células, inclusive o DNA, podendo trazer problemas de saúde que vão desde o enfraquecimento do sistema imunológico até doenças mais graves, como o câncer'', acrescenta o médico ortomolecular Antonio Fernandez. O processo chamado de estresse oxidativo ocorre quando os radicais livres são produzidos em excesso e causam danos às células.
 Para que o organismo funcione corretamente, é necessário haver um equilíbrio entre as substâncias antioxidantes e os radicais livres. ''O corpo humano possui inúmeras enzimas com ação antioxidante que dependem de um aporte nutricional correto (ou seja, precisam de matéria-prima para sua produção). Nutrição preventiva é a melhor forma de minimizar a ação destrutiva dos radicais livres'', explica Tamara.

PROTETORES DA SAÚDE 
 ''Os antioxidantes podem agir bloqueando a formação dos radicais livres ou interagindo com eles, tornando-os inativos'', diz Antonio. Estão presentes principalmente em frutas, legumes, verduras e ervas, mas também podem ser encontrados em grãos e cereais integrais, ovos e até laticínios.
 São substâncias como a vitamina C e os polifenóis, que protegem as plantas contra o ataque de insetos, radiação ultravioleta e poluição. Quando são ingeridos, agem no organismo da mesma forma, protegendo as células contra elementos prejudiciais.

''Uma dieta equilibrada, rica em alimentos frescos, integrais, orgânicos e funcionais permite que o organismo entre em um processo de desintoxicação''. 
Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga. 

PRINCIPAIS SUBSTÂNCIAS ANTIOXIDANTES 

. Vitaminas (C, E e do complexo B)
. Minerais (cobre, zinco e selênio)
. Carotenoides (alfa e betacaroteno, licopeno, luteína e zeaxantina)
. Flavonoides (antocianina, sulforafano, catequina, quercetina, alicina, campferol, isoflavonas)
. Outros polifenóis (resveratrol, ácido elágico).

Agora eu vou escrever para vocês como os antioxidantes agem.

COMO OS ANTIOXIDANTES AGEM? 

1. As células do organismo consomem oxigênio e liberam radicais livres, moléculas bastante instáveis. (Oxigênio, célula saudável e radicais livres).
2. Os radicais livres reagem facilmente com outras moléculas e, por isso, são capazes de modificar os componentes das células, inclusive o DNA. Assim, podem surgir problemas como o envelhecimento da pele e tumores. (Célula modificada).
3. As substâncias antioxidantes presentes em diversos alimentos funcionam como escudos que barram a produção de radicais livres. Também podem interagir com essas moléculas, neutralizando-as e tornando-as inofensivas. (Antioxidantes e radicais livres inativos).

E aí meninas, o que acharam sobre os antioxidantes? Comentem!

Mil beijos, Tatá Lima. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário